Data Assinatura: 03/03/2021
Proposta/Plano de Trabalho Nº: 0002/2021
Tipo do Instrumento: TERMO DE FOMENTO
Nº Instrumento: 000020 - Série: FUMDCAD - Ano: 2021
Vigência do Instrumento: 01/03/2021 a 31/12/2021
Unidade: Fundo Municipal da Criança e Adolescente
Entidade: Instituto Pro Família
CNPJ: 12.752.097/0001-78
Valor Total da Parceria: R$ 60.000,00
Valores Liberados: R$ 60.000,00
Data Prevista para a Prestação de Contas:
Prazo para Análise da Prestação de Contas:
Situação da Proposta: CONCLUÍDA
Situação das Contas:
Descrição do Objeto: Público Alvo: criança/adolescente de 06 a 15 anos
Local da Execução: Av. Loja Maçônica Fraternidade Paulista, nº1561- Santa Cecília
Justificativa da Proposição: A. Finalidades Estatutárias – O Instituto Pró Família como entidade de garantia de direitos, tem suas finalidades e efetivamente atua nas áreas: Educação, esporte/lazer, assistência social e cultura.
I. Garantir o atendimento a crianças, adolescentes, jovens e famílias, tendo em atividades esportivas, sócio-culturais e educativas seus maiores instrumentos.
II. Erradicar as situações de risco a qual estão expostas as famílias e seus filhos, propondo atividades de capacitação, prevenção formação pessoal, social, cultural e outras que permitam a adoção de novos projetos de vida;
III. Desenvolver assessoria, treinamento, cursos, workshops, estudos, pesquisas, estudos e campanhas nas áreas previstas de atuação;
IV. Estabelecer parcerias, convênios e ajustes com ONGs e OGs das três instâncias de governo para efetivar suas finalidades estatutárias e dar sustentabilidade aos projetos, programas e serviços propostos.
V. Promover o desenvolvimento comunitário, através da nucleação de atividades que incentivem o protagonismo das famílias estimulando talentos como pólo de desenvolvimento sócio-cultural;
VI. Participar em âmbito municipal, regional e estadual de ações culturais, esportivas e assistênciais, representando os anseios e talentos do município;
VII. Divulgar e implementar as manifestações artísticas, culturais, folclóricas e populares do município e região, promovendo o acesso das comunidades.
Objetivo Geral: Contribuir para a prevenção e/ou proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social de criança/adolescente de 06 a 15 anos, ofertando espaço de convivência e desenvolvimento de potencialidades, através das oficinas e atividades socioeducativas, visando ações direcionadas ao fortalecimento dos vínculos familiarese comunitários.
Objetivos Específicos: Prevenir que crianças / adolescentes de 06 a 15 anos do território de abrangência I estejam inseridos em situações de riscos e vulnerabilidades sociais através de atividades esportivas, lúdicas e culturais.
• Proporcionar momentos reflexivos referente às ações comunitárias e conscientização de convivência em grupo, privacidade, respeito para si e aos outros pautados em princípios éticos de justiça e cidadania.
• Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos adolescentes
• Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais e esportivas e de lazer, com a finalidade de despertar o desenvolvimento de novas sociabilidades
• Favorecer espaço de vivência com atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências, a fim de oportunizar o fortalecendo dos vínculos afetivos e comunitários, o respeito e a solidariedade.
Metodologia: À HORA DE BRINCAR: O "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam).
Brincadeiras em rodas: Resgatar brincadeiras, cantigas antigas para divertimento e integração social (Escravo de Jô, adoleta, batata quente, morto vivo, estátua, passa anel, corre cotia, etc..).
Brinquedos antigos: as crianças terão oportunidade de conhecer brinquedos pouco vistos, valorizar o simples. (Elástico, bugalha, peteca, corda, elástico, bolinha de gude etc..)
RODA DE CONVERSA:A prática de se organizar em roda para conversar trás inúmeros significados. A expressão por meio da linguagem oral de sentimentos, idéias, valores estão presentes em todas as formas. E dessa forma entendemos que na roda de conversa que se destina a investigação, como busca pesquisa, indagação e a finalidade de saber algo, contribui para que as crianças sejam capazes de construir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento.
Objetivo: Essa prática da roda de conversa estimula a coletividade fortalecimento da expressão, interação sobre o assunto. Auxilia as crianças para que sejam capazes de construir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento. Estimular para que aprendam a observar, perguntar, levantar hipóteses, imaginar, pensar e a ser criticas sobre o tema proposto naquela roda
JOGOS DE REGRAS: Trabalhar regras, competição, paciência, o saber aguardar a sua vez e a convivência com as diferenças e limites de cada um.
Jogos proposto: Memória, dama, quebra-cabeça, jogos de dados, xadrez, jogo da velha, stop.
Objetivo: Os jogos de regras que contribuem para o desenvolvimento social da criança, fazendo com que ela tenha uma melhor adaptação as mudanças que ocorrem durante sua vida, e assim as crianças desenvolvem senso de convivência, sociabilidade perante vivencias que precisam lidar com o outro e as regras seja sociais, familiares ou escolares.
DINÂMICAS. As dinâmicas são utilizadas para fixação de alguma mensagem e/ou complemento da mesma. Pode ser relacionada ou não a um aprendizado. Cabe ao responsável pela dinâmica esclarecê-la, interagir com as crianças e provocar uma reflexão ao final.
Gincanas: O objetivo da gincana é criar momentos em que se promova a integração entre os usuários, enfatizando valores, como: importância da contribuição individual para o grupo, sentido de equipe, solidariedade, saber vencer com humildade, aceitar a derrota momentânea como um apelo à busca de uma qualidade maior.
Passeios: De relevância infinita essas atividades. Os passeios são fundamentais para a formação integral das crianças, a atividade cultural como visita a museus, passeio a lugares históricos, idas ao teatro contribui com o conhecimento e o desenvolvimento crítico.
Apresentação da Prestação de Contas:
Data Inicial |
Data Final |
Data Entrega |
Total Pago Até o Período R$ |
01/03/2021 |
31/07/2021 |
10/09/2021 |
23.780,00 |
01/08/2021 |
31/08/2021 |
25/11/2021 |
29.740,00 |
01/09/2021 |
31/12/2021 |
31/01/2022 |
60.319,03 |